Pular para o conteúdo principal

Sólida e forte e cantarolando – aqui está a Mageia 5!

Depois de mais de um ano de desenvolvimento, a comunidade Mageia está muito orgulhosa de finalmente entregar este lançamento tão esperado, a Mageia 5. Este anúncio de lançamento é um grande suspiro de alívio, um “Finalmente!”, que vem direto do coração cansado  – cansado, como se pode estar após longos dias de trabalho árduo, mas gratificantes.
E ainda, nós escolhemos dedicar nosso tempo para corrigir os problemas importantes e ter um lançamento de alta qualidade, sem apressá-lo. Talvez o nosso melhor lançamento até agora, tendo em conta o trabalho impressionante que foi feito no instalador, tanto para adicionar novos recursos, como para se livrar de erros antigos.
Se o nosso “Finalmente!” também ecoa em você, depois de meses de espera para esta versão, vá baixá-lo agora mesmo! Durante o download, aproveite para ler e aprender mais sobre a Mageia 5:

O que há de novo na Mageia 5

O principal centro das atenções da Mageia 5 é o suporte de sistemas UEFI. Se você não estiver familiarizado com o termo, sinta-se livre para verificar nosso artigo detalhado sobre o assunto. Em poucas palavras, vamos dizer que a maioria dos sistemas com hardware recente (3 anos de idade ou mais recente) estão equipados com UEFI, então, para que nossos usuários possam instalar a Mageia 5 facilmente em hardware recente, o suporte UEFI era uma obrigação.
Implementar o suporte para inicialização UEFI e as mudanças de particionamento, que são inerentes a esta nova tecnologia, significava fazer muitas mudanças em nosso instalador. Foi feito de forma incremental, corrigindo bugs como eles apareceram, e descobrindo novas e velhas questões ao longo do caminho. Tivemos a sorte de ter uma equipe muito dedicada de testadores QA para este lançamento, e eles brincaram com o instalador para tentar encontrar suas deficiências nas configurações mais exóticas. Ao todo, esses testes geraram muitas correções e novos recursos em nosso instalador em cima do novo suporte UEFI: suporte para o RAID, integração do GRUB 2, as alterações no particionador…
É claro que esta nova versão não é apenas sobre as mudanças do instalador; todos os pacotes foram atualizados, e nós fizemos um monte de trabalho para garantir todos os pacotes bem construídos em relação ao novo conjunto de ferramentas de Mageia 5. Entre outros, você vai encontrar:
  • Low-level: Kernel 3.19.8, X.org 1.16.4
  • Toolkits: Qt 5.4.0, GTK+ 3.14.8
  • Ambientes de desktop: KDE 4.14.3, GNOME 3.14, Cinnamon 2.4.5, MATE 1.8.0, XFCE 4.12, LXQt 0.9.0, Plasma 5.1.2
  • Aplicativos: LibreOffice 4.4.2.2, Firefox ESR 31.7.0 (irá rapidamente ser atualizada para o Firefox ESR 38.x)
Sinta-se a vontade para navegar na página de comparação do Mageia App DB (somente plicativos e todos os pacotes atualizados) para ver as diferenças entre Mageia 4 e Mageia 5. Ao todo, a Mageia 5 contém quase 2.000 aplicativos e 25.000 pacotes, todos disponíveis nos repositórios oficiais.

Por que escolher Mageia

Uma palavra: comunidade. A Mageia é uma distribuição Linux de alto nível, inteiramente feita por e para sua comunidade. Sem nenhum compromisso, nenhuma empresa por trás dela, somente os usuários que têm um grande tempo desenvolvendo a distribuição que eles usam diariamente, em casa ou no trabalho. E como um usuário Mageia, você é parte dessa experiência gratificante, e você pode contribuir de muitas diferentes maneiras para torná-la sua.
A Mageia é feita sob medida para seus usuários, e por isso é apropriado em qualquer ambiente: trabalho, casa, servidores, lazer. Tudo é suportado diretamente pela comunidade através dos repositórios oficiais, disponível para instalação de forma simplificada. A Mageia sempre se esforçou para oferecer uma experiência de uso universal, através de um grande conjunto de ambientes de trabalho, integrado com algumas das melhores ferramentas de controle e administração disponíveis.

A aparência da Mageia 5

Como sempre, em relação ao trabalho de artístico, convidamos a comunidade para contribuir e recebemos propostas de alta qualidade. Nós escolhemos a noite estrelada pintada por Robert Gormly, mas você também vai encontrar muitos outros papeis de parede e screensavers que selecionamos a partir das contribuições da comunidade.
Mageia 5 official wallpaper

Um agradecimento especial

Este lançamento não teria sido possível sem o apoio de toda a nossa comunidade, por isso este é um agradecimento de todos para os administradores de sistemas, as equipes de controle de qualidade e de segurança, a equipe de documentação, a equipe de atelier e os tradutores, os empacotadores, os verificadores de bugs e os desenvolvedores e, finalmente, todos os demais por seu feedback e apoio em fóruns, listas de discussão e canais de IRC, bem como os relatórios de bugs e doações.
Divirta-se com Mageia 5!
(escrito em inglês por Rémi Verschelde traduzido por macxi)
Fonte: Blog Mageia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Instalar e gerenciar pacotes Flatpak na Mageia 6

Oi pessoal! Achei um site com dicas para instalar o Flatpak na Mageia 6. Estou curioso para ver qual a vantagem em relação ao urpmi. Uma das vantagens é poder instalar outros pacotes que não estão no repositório oficial da Mageia. Instalei o Flatpak conforme a dica do Mageia Quick Setup Depois, segui a dica do texto Install Flathub apps on Fedora , e instalei o "GNOME Software" através do MCC, mas dá para instalar como root com o comando:    urpmi gnome-software - Depois segui a dica de pesquisar no "GNOME Software" o pacote Peek e ver que o repositório dele era o Flatpak. - Eu instalei o Peek 1.3.1 do repositório d Flatpak pelo Gnome-software. - Instalou e depois pediu a senha de root para concluir a instalação. Depois rodou e funcionou ok. - Só depois é que eu vi no CCM que o Peek 1.0.1 está no repositório oficial da Mageia 6. - Mas os pacotes instalados pelo Flatpak não aparecem no Centro de Controle Mageia - CCM, só no "Gnome-s...

Dicas de pós-instalação da Mageia 6

Primeiro, dicas para instalar Primeiro baixe a mídia escolhida na página de download da Mageia 6 e aproveita para ver as Notas de Lançamento e a Errata da Mageia 6. Depois grave esta mídia num DVD (com K3B ou outros) ou pendrive (IsoDumper ou outro app) Para instalar, verifique as dicas e textos de ajuda disponíveis na página de Documentação da Mageia: texto de ajuda em português para a instalação da Mageia LiveDVD texto de ajuda em português para a instalação da Mageia DVD Clássico . Ex: se vc não quiser que o menu da Mageia subscreva o menu de outra distro existente, a dica é selecionar Não toque ESP ou MBR, tando no LiveDVD como no DVD Clássico Veja imagens/screenshots da instalação da Mageia 6 com a mídia LiveDVD KDE Plasma e com a mídia DVD Clássica, no Virtualbox: Google Photos - Mageia 6 DVD (mídia clássica) KDE - em 07/8/17 Google Photos - Mageia 6 LiveDVD KDE - em 07/8/17   Se tiver dúvida, pergunte neste fórum, no fórum em inglês , nas li...